quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mudando a mente para se proteger da gripe suína


Queridos Amigos e Amigas,

Segue abaixo mais uma olhar sobre a questão da gripe suína. Há vários ângulos de se perceber uma situação. Acredito que todos devam ser analisados de mente aberta e que devamos aproveitar aquilo que nosso ser determinar.

Paz e luz em seus corações!

Alexandre Pimentel



Mudando a Mente para se Proteger da Gripe Suína

Ou as emoções negativas de toda uma população está causando isso?
por João Carlos Cordeiro

O vírus causador da gripe é chamado de Influenza.Gripe = Influenza = Influência Segundo a autora Louise Hay em seu livro Cure seu Corpo, o padrão de pensamentos e de comportamento de quem adquire gripe é :

- Reação a negatividade. Temor. Deixar-se influenciar pelas opiniões alheias.E o novo padrão de pensamentos que devemos ter, em substituição ao padrão acima é:

- Estou acima de crendices e imposições sociais. Estou livre de influências e pressões.

É interessante observarmos que em casos recentes de gripes epidêmicas ou pandêmicas houve situações de negatividade e temor em caráter mundial e a população sofreu grande influência (Influenza) da opinião pública, despertando o medo e o temor em relação ao futuro.

Observe abaixo um descritivo resumido de cada surto epidêmico ou pandêmico de gripe :

1) 1.918 Gripe Espanhola: após a Primeira Guerra Mundial2) 1.933 Surto ligeiro: após a queda da bolsa de valores de 1.9293) 1.946 Surto ligeiro: após a Segunda Guerra Mundial4) 1.957 Gripe Asiática: após Pacto de Varsóvia ( ameaça de uma 3ª Guerra Mundial )5) 1.968 Gripe de Hong Kong: após o início da Guerra do Vietnã ( ameaça de uma 3ª Guerra Mundial )6) 2.004 Gripe Aviária: após ataque à NY e Guerra do Iraque ( ameaça de uma 3ª Guerra Mundial )7) 2.009 Gripe Suína: após a Crise Financeira Mundial atual.

Segundo o horóscopo chinês, o signo do porco está associado à prosperidade. Também em várias culturas a imagem do porco está associada à cofrinhos, à fartura e à riqueza.

A principal atitude para evitarmos qualquer gripe é confiarmos no processo da vida e não sermos INFLUENCIADOS pela situação geral; não termos medo do futuro.

No caso específico da gripe suína, devemos evitar o temor em relação às questões econômicas e financeiras. Devemos confiar na Provisão Divina e na Prosperidade do Universo.

Não adquira Influenza. Não seja influenciado! Não se deixe influenciar pelas notícias de Crise Financeira Mundial.

Acredite no Futuro, acredite na Vida!

Abaixo um descritivo mais abrangente de cada surto epidêmico ou pandêmico de gripe:
1) A Gripe Espanhola em 1.918, que afetou 50% da população mundial, tendo matado 20 a 40 milhões de pessoas, ocorreu logo após o final da Primeira Guerra Mundial.

2) Em 1933 houve um surto ligeiro de Gripe, provavelmente ocasionada pelo temor ocasionado após a queda da bolsa de valores, em 1.929.

http://www.roche.pt/sites-tematicos/gripe/index.cfm/gripe/epidemias-e-pandemias/pandemias

3) Em 1.946 houve uma epidemia ligeira de gripe, logo após a Segunda guerra mundial - 1939-1945, que não recebeu um nome específico e juntamente com as gripes de 1.957 ( Asiática ) e de 1.968 ( de Hong Kong ) foram as epidemias mais recentes da história.


4) A Gripe Asiática, em 1957, foi precedida pelo Pacto de Varsóvia em 1.956. O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, estabelecendo um compromisso de ajuda mutua em caso de agressões militares.

O organismo militar foi instituído, em oposição à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos. A Criação do Pacto de Varsóvia gerou muito temor no mundo, pois criou a expectativa de uma Terceira Guerra Mundial.

5) A Gripe Hong Kong, em 1.968 ocorreu no clima da Guerra do Vietnã, sob ameça de início de uma Terceira Guerra Mundial.

6) A Gripe Aviária, em 2.004 foi precedida pelo temor mundial de uma guerra atômica, após o atentado de 11 de Setembro de 2.001 às Torres Gêmeas e posterior guerra dos Estados Unidos contra o Iraque, que começou no dia 19 de março de 2003 e que foi, por muitos, posicionada como possível início da Terceira Guerra Mundial.

7) A Gripe Suína, agora em 2.009 foi precedida pela Crise Financeira Mundial que gerou uma enorme insegurança na população mundial.
Pensem nisso!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Segunda feira sem carne vermelha



A Campanha Segunda-feira sem carne ficou conhecida no mundo por ser uma das bandeiras levantadas pelo ex-Beatle Paul McCartney. Conhecido por defender o vegetarianismo como uma das formas de amenizarmos as consequencias do aquecimento global, McCartney diz que é adotando medidas como essa que poderemos deixar uma situação menos complicada para nossos descendentes.A produção de carne vermelha, como já se sabe, é uma das principais formas de desmatamento na Amazônia e liberação do gás mais prejudicial ao meio ambiente: o metano.Assumindo uma conduta preocupada com o meio ambiente e com a saúde dos trabalhadores que frequentam a Casa do Trabalhador, em Curutiba/PR, o CEPAT, parceiro estratégico do IHU, adotou também essa medida e passa a não servir mais a carne vermelha nas refeições preparadas nas segundas-feiras. "Para nós, significa uma oportunidade de sair de uma situação de impotência diante dos graves problemas ambientais, para uma ação mais propositiva, que possa resultar entre outras coisas, numa diminuição da emissão mundial de gases, cuja fonte principal, segundo a ONU é a criação de animais de corte", contou-nos Darli Sampaio, que foi uma das idealizadoras dessa campanha no Cepat.Para a mestre em Economia Solidária, a campanha Segunda-feira sem carne "significa a oportunidade de fazer a discussão sobre uma temática ampla e fundamental, que pode ser abordada nos aspectos dos impactos ambientais, de posicionamentos políticos e éticos ao mesmo tempo. Podemos abordar questões referentes ao direito dos animais e de seu respectivo tratamento ético". Trata-se, portanto, de uma campanha ativista, comunitário e político, como bem o definiu, McCartney.Segundo Darli, os trabalhadores receberam a campanha de forma bastante positiva. "Nossa impressão é que as pessoas tem entendido que ninguém será obrigado a se tornar vegetariano. Mas que a opção de retirar de sua alimentação a carne por um dia, certamente vai ajudar a controlar os impactos ambientais que a produção de carne causa no planeta. Vai não só viver melhor, mas também contribuir para que as gerações futuras posam ter uma maior e melhor oportunidade de vida", revelou. Quem sabe seja assim, passando apenas um dia sem consumir carne e divulgando tal ação a campanha ganhe ainda mais fôlego? "Isso, certamente vai depender de cada um, de cada uma, enfim, de nós. O Cepat e o IHU, apostamos num maior entendimento, numa maior compreensão de que não comer carne durante um dia, é mais do que um ativismo comunitário, é o resgate da nossa humanidade, de nossa perdida saniedade", finalizou ela.
Para ler mais:
Ecologia e pecuária. Tendência mundial de consumo crescente de carne é insustentável
Vegetarianismo: por que não comer carne?
Modelos da Playboy dos EUA fazem campanha vegetariana
Paul McCartney faz campanha por 'segunda-feira sem carne'
O consumo de carne e a degradação da Floresta Amazônica. Entrevista especial com Elke Stehfest
A dieta do clima. Coma menos carne e combata o aquecimento
Direito dos animais. A Lei Arouca em discussão. Entrevista especial com Róber Bachinski e Martin Sander
Expointer: um símbolo da matança industrial de animais. Entrevista especial com Rafael Jacobsen
Penalizar ou consumir? Alternativas para a crise dos alimentos do mundo. Entrevista especial com Antonio Meirelles
A importância de tornar-se vegetariano
Consumo de carne e aquecimento global
Animais: a morte organizada
Direitos dos animais. Entrevista com Tom Regan
A agricultura industrial nega aos animais uma vida minimamente decente. Um artigo de Peter Singer
Vegetarianismo como alternativa
Teoria e ética do alimento. Um novo livro de Peter Singer

domingo, 26 de julho de 2009

Uma Epidemia mais Grave que a Gripe Suína: A de Mau Jornalismo

Celso Lungaretti

Por Celso Lungaretti (*)

Uma epidemia muito pior que a gripe suína está grassando: a do alarmismo jornalístico.

A nova modalidade de influenza é uma moléstia que ainda não atingiu contingentes mais significativos da população brasileira, além de bem pouco letal.Mas, trombeteando dia após dia a mórbida contagem de cadáveres, o noticiário causa, em leitores pouco afeitos a estatísticas, a impressão de que estejam diante de uma terrível ameaça.



Longe disto. Em comparação com as grandes pestes do passado, a gripe suína é refresco.



Vale lembrar, p. ex., que a gripe espanhola matou quase 2% da população brasileira, no final da década de 1920: aproximadamente 300 mil pessoas.



Pior ainda é se compararmos os dados da gripe suína com outras causas de mortandade. Aí o que fica evidenciado é a má fé da imprensa.



Vejam o caso da cidade de São Paulo: o número de óbitos ainda não chega a oito.Pois bem, em maio eu alertei (ver aqui) que a concentração criminosamente elevada de enxofre no diesel mata, somente em São Paulo, capital, 3 mil pessoas ao ano - ou seja, oito por dia!



Mas, como há interesses econômicos de grande monta envolvidos, o assunto é praticamente banido do noticiário.Já o terrorismo midiático em torno da gripe suína tem sinal verde porque não afetou negócios importantes, pelo menos até agora.Só fez diminuir um pouco o turismo.



Vamos ver se a imprensa manterá o mesmo comportamento leviano caso o público venha a desertar consideravelmente das salas de espetáculos, comprometendo as receitas dos cadernos de variedades.



De resto, tenho a satisfação de louvar, mais uma vez, o corajoso trabalho do ombudsman da Folha de S. Paulo, Carlos Eduardo Lins da Silva, que ousou neste domingo (26) qualificar o estardalhaço promovido por seu jornal em torno da gripe suína como irresponsável (ver aqui).



Seu comentário é uma verdadeira aula de ética jornalística. Vale a pena reproduzir os principais trechos:


"A reportagem e principalmente a chamada de capa sobre a gripe A (H1N1) no domingo passado constituem um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008."O título da chamada, na parte superior da página, dizia: 'Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses'. A afirmação é taxativa e o número, impressionante."



Nas vésperas, os hospitais estavam sobrecarregados, com esperas de oito horas para atendimento."Mesmo os menos paranoicos devem ter achado que suas chances de contrair a enfermidade são enormes. Quem estivesse febril e com tosse ao abrir o jornal pode ter procurado assistência médica."O texto da chamada dizia que um modelo matemático do Ministério da Saúde 'estima que de 35 milhões a 67 milhões de brasileiros podem (...) ser afetados pela gripe suína em oito semanas (...). O número de hospitalizações iria de 205 mil a 4,4 milhões'.



"É quase impossível ler isso e não se alarmar. Está mais do que implícito que o modelo matemático citado decorre de estudos feitos a partir dos casos já constatados de gripe A (H1N1) no Brasil."Mas não. Quem foi à página C5 (...) descobriu que o tal modelo matemático, publicado em abril de 2006, foi baseado em dados de pandemias anteriores e visavam formular cenários para a gripe aviária (H5N1).



"O pior é que a Redação não admite o erro. Em resposta à carta do Ministério da Saúde, que tentava restabelecer os fatos, respondeu com firulas formalistas como se o missivista e os leitores não soubessem ver o óbvio. Em resposta ao ombudsman, disse que considera a chamada e a reportagem 'adequadas' e que 'informar a genealogia do estudo na chamada teria sido interessante, mas não era absolutamente essencial'."

A Epidemia Porcina do Lucro


No mundo, a cada ano dois milhões de pessoas morrem vítimas de malária, que poderiam ser evitadas com um mosquiteiro.E as notícias não dizer nada sobre isto.

No mundo, morrem anualmente dois milhões de crianças de diarréia, o que poderia ser curada com um soro oral, de 25 centavos.E as notícias não dizer nada sobre isto.Sarampo, pneumonia, doenças preveníveis por vacinas barato matar dez milhões de pessoas no mundo a cada ano.E as notícias não relata nada …

Mas há alguns anos, quando ele apareceu a famosa gripe das aves …Mundo notícias … notícias … inundadas jacto de tinta advertência …Uma epidemia, a mais perigosa de todas! … Uma pandemia!Só fala da doença aterradora dos frangos.No entanto, a gripe aviária matou apenas 250 pessoas ao redor do mundo. 250 mortes durante 10 anos, dando uma média de 25 vítimas por ano.

A gripe comum mata meio milhão de pessoas por ano no mundo.Metade de um milhão para 25.

Um momento, um momento. Então, porquê tanta indignação estava armado com a gripe aviária em galinhas?

Porque por trás daqueles frangos tinham um “galo” galo de um grande estímulo.

A multinacional farmacêutica Roche Tamiflu com seu famoso milhões de doses vendidas aos países asiáticos.Embora Tamiflu é de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua gente.Com a gripe das galinhas, a Roche, e Relenza, as duas grandes empresas farmacêuticas que vendem a droga, tenho milhares de milhões de dólares de lucros.Até agora os frangos e suínos.

Sim, já começou a psicose da gripe suína. E todo o mundo é apenas notícias sobre isto …-Ele não diz nada da crise económica ou a tortura em Guantanamo …-Só a gripe suína, gripe suína …E eu pergunto se os frangos foram atrás de um “galo” … por trás dos porcos … não haverá “grande porco”?Olha o que diz um executivo da Roche …ROCHE Estamos muito preocupados com esta epidemia, tanta dor … é por isso que nós vendemos Tamiflu milagroso.- E como é para vender “milagre” Tamiflu?Bem, vamos ver … $ 50 a caixa.- $ 50 a caixa de pílulas?-Entenda, senhor, que os milagres são pagos … caro.O que entendemos é que essas empresas obter uma boa fatia da dor dos outros …

Os E.U. empresa Gilead Sciences tem uma patente de Tamiflu. O principal accionista desta empresa é nada menos do que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da Defesa de George Bush, o arquiteto da guerra do Iraque …Os accionistas da farmacêutica Roche e Relenza estão esfregando as mãos, eles estão felizes com as suas vendas de volta para o dúbio milionários Tamiflu.

A pandemia é real lucro, os enormes lucros desses mercenários da saúde.Não negamos a necessidade de medidas cautelares que estão a ser tomadas pelos países.Mas se a gripe pandémica suína é tão terrível como a mídia anunciou, caso a Organização Mundial de Saúde está preocupada com tanto a doença, porque não declará-lo como um problema de saúde pública mundial e permite o fabrico de medicamentos genéricos para lutar contra isso?

Sem patentes da Roche e Relenza, e distribuir os medicamentos genéricos livre para todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.
Passe esta mensagem a todos os lados, como se fosse uma vacina para todos sabemos que é a realidade do “pandemia”.

Dr. Carlos Alberto Morales Paita

Children’s Hospital pediatra – Lima, Peru

sábado, 25 de julho de 2009

A Vingança dos Porcos

Porcos são amigos e não comida!

Por Alexandre Pimentel*

Dentro das reflexões ecológicas temos uma frase que diz mais ou menos o seguinte: “Deus perdoa sempre, o homem perdoa de vez em quando, mas a natureza nunca perdoa. Também dizemos que a natureza não reage mas se vinga!

Talvez poucas pessoas vislumbrem a atual “gripe suína” como uma problemática de fundamentação ambiental, ou seja, são estimuladas pelos formadores de opinião da sociedade urbano-industrial, a não vincularem uma coisa com outra e enxergarem a fenomenologia social da doença como fruto do azar ou mera obra do acaso.

A sociedade de consumo, incluindo aqui a modalidade marxista, tem como uma das mais atraentes fontes de lucro da venda de remédios pelos grandes laboratórios. Além disso, não associando, por exemplo, ecologia com hábitos alimentares, ela cria um verdadeiro arsenal de anomalias que vão dos alimentos artificiais, criados com agrotóxicos, repletos de conservantes, corantes e acidulantes, até os ácidos graxos trans, o glutamato monossódico, o aspartame e os transgênicos.

E como se não bastasse, o modelo de sociedade ignorante que vivemos, utiliza o reino animal como campo de prova para todas as armadilhas destinadas à natureza.

Tanto os laboratórios de pesquisas, com suas sofisticadas técnicas de vivissecção, quanto os matadouros que jogam aves, suínos, bovinos na água fervente antes de terem morrido, são grupos de extermínio legalizados que vendem (quando, me perdoem, não enfiam a goela abaixo) o sofrimento disfarçado de comida ou remédio.

Nesse contexto, a famigerada gripe suína desponta como a doença pandêmica da moda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em pouco tempo, ela deve atingir todos os países do mundo. Para os cientistas, atualmente, a principal suspeita é a de que o vírus tenha surgido a partir da combinação, em porcos, de vírus de gripe humana, suína e aviária. Do porco, esse novo vírus teria chegado aos humanos, que passaram a transmiti-lo entre si.

Ora, sabemos que a maioria dos animais de corte, além da tortura, da falta de luminosidade, dos pequenos espaços para grandes populações, da exploração física e psicológica, é sistematicamente submetida a vacinas de rotina, assim como recebe remédios contra bactérias, vírus e fungos que, com o passar do tempo, vão se tornando resistentes aos fármacos. Tornando-se resistentes, esses agentes patogênicos conseguem atingir animais diferentes daqueles que estão adaptados. Atingindo outros animais, como por exemplo, a espécie humana, consumidora de alimentos e remédios que minam a imunidade, esses “bichinhos” do universo invisível fazem a festa. Eles causam doenças que nenhuma droga alopática do momento consegue eliminar. Os cientistas acreditam que levarão dois anos para conseguirem uma vacina contra a influenza H1N1 mas não acreditam que possam erradicá-lo como aconteceu, por exemplo, com a varíola no Brasil. . Esses supervírus matam de verdade como se desejassem refrescar a memória de homens e mulheres quanto às atrocidades impostas aos animais não humanos, principalmente aos suínos que estão no rol dos mais maltratados no Brasil e no mundo.

Na ficção “A Revolução dos Bichos” do escritor inglês George Orwel, temos uma interessante história onde o protagonista é um porco chamado Major. Em um galinheiro ele reúne diversos animais para contar sobre um sonho e, de forma realmente revolucionária, inicia seu discurso com as seguintes palavras:

Então, camaradas, qual é a natureza da nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo de alimento necessário para continuar respirando e os que podem trabalhar são forçados a fazê-lo até a última parcela de suas forças; no instante em que nossa utilidade acaba, trucidam-nos com hedionda crueldade. Nenhum animal, na Inglaterra, sabe o que é felicidade ou lazer, após completar um ano de vida. Nenhum animal, na Inglaterra, é livre. A vida de um animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.

Será isso, apenas, a ordem natural das coisas?

Será esta nossa terra tão pobre que não ofereça condições de vida decente aos seus habitantes? Não, camaradas, mil vezes não! O solo da Inglaterra é fértil, o clima é bom, ela pode oferecer alimentos em abundância a um número de animais muitíssimo maior do que o existente. Só esta nossa fazenda comportaria uma dúzia de cavalos, umas vinte vacas centenas de ovelhas - vivendo todos num com uma dignidade que, agora, estão além de nossa imaginação. Por que, então, permanecemos nesta miséria? Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres humanos.

Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se em uma só palavra - Homem. O homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena o Homem, e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre
. (o grifo é nosso)

Interessante notar que diariamente utilizamos a expressão praga, referindo-nos a epidemias como a gripe suína, a SIDA e tantas outras, mas pouco pensamos “o que é” ou “quem é” a verdadeira praga. Na verdade, são as ações humanas interesseiras, com conhecimentos duvidosos e absolutamente isentas de humanitarismo, as causas de nossa própria dor.
A lei newtoniana de causa e efeito acontece a cada minuto debaixo de nossos olhos, mas a hipnose midiática, bem como a influência de corruptos, adeptos da filosofia bélica de combate ao inimigo microscópico, da idéia do “só um pouquinho não faz mal”, incentiva a população a pensar que doenças, por serem apenas contingências da vida, independem de seus hábitos, costumes e sistemas de crenças.

É dessa forma que despejamos ketchup, mostarda e maionese artificiais sobre uma pizza de calabresa (por coincidência obtida exclusivamente da carne suína!) com queijo gordo, molho de tomate com realçador de sabor, massa preparada com farinha branca refinada, desfibrada e preparada com ovos de galinhas sofredoras, cheias de tiques e doenças dos grandes aviários.
E, para variar, levamos ao forno microondas a saborosa pizza, que, resguardada por substâncias de conservação, aguarda uma semana por nossa compra em um refrigerador de supermercado. O microondas, por sua vez, destrói parte do complexo molecular do suposto alimento, ludibriando o organismo e afetando o sistema imunológico de forma patética.
Pense nesta refeição acompanhada de uma geladíssima coca cola, de fórmula desconhecida, de sabor viciante, que agradará as crianças que jamais recuperarão desejo por frutas e verduras!

Certamente, ao ler meu artigo, um crítico de plantão, dependente da tresloucada sociedade de consumo, questionaria se insinuo que pizza, refrigerante, carne de porco, gorduras, poluição, maus pensamentos e emoções seriam a causa da gripe suína! Normalmente esse tipo de crítico recorre a perguntas simplistas para eximir-se da própria responsabilidade como co-criador ou apoiador da indústria da morte.

Na verdade, o efeito de hábitos sociais deletérios, da má alimentação baseada em animal e artificial, má respiração, maus pensamentos, aos agrotóxicos, transgênicos e microondas, é a formação de um ser humano dependente de remédios, laboratórios e hospitais, seja por qualquer doença infecto contagiosa ou degenerativa.

A população rica consegue pagar profissionais que os emendam, restauram e limpam, fazendo com que vivam mais. As comunidades pobres morrem em filas do serviço público na ilusão de serem curadas.
Entretanto, meus queridos leitores, não se iludam, pois se as estatísticas ajudassem, saberíamos que o MEDO é o pior dos assassinos. Creiam que, independente de estatísticas compradas, a maior parte dos óbitos não se deve unicamente às doenças, mas ao medo de morrer promovido por nossos dominadores.

É exatamente por isso que pensamentos construtivos, emoções superiores como amor, amizade e esperança, associados com boa alimentação, boa música, bom sono e boa informação, constituem a melhor das panacéias.

Quem pratica otimismo produz hormônios altamente poderosos contra qualquer mal, por isso, contra gripe suína, prisão de ventre, estresse, depressão, sistema nervoso ou simplesmente falta de grana, fica a sugestão da didática das cinco letras “A” da vida saudável:

Primeiro A: Alimentação correta, com orgânicos, integrais e ênfase nos vegetais crus.
Segundo A: Atividade física prazerosa como caminhada, jardinagem e hata yoga.
Terceiro A: Alegria de viver, com solidariedade, oração, meditação e otimismo.
Quarto e Quinto A: Amor aos Animais.Os vegetarianos têm a consciência mais limpa!

Se você desconfiar que esteja com gripe, lembre-se que a grande probabilidade é de que seja a gripe do vírus influenza comum e tropical que conhecemos. Caso, porém, ao procurar ajuda médica profissional, seja alopática, natural ou homeopática, se descobrir que está com a gripe suína, faça os tratamentos indicados consciente que a maior garantia do universo é sua própria mente e sua própria fé. O remédio vai ajudar apenas se você realmente quiser viver e tiver controle sobre si próprio, produzindo hormônios estimulantes da autocura.

Lembre, também que, como falei anteriormente, a boa informação é e sempre será o melhor remédio! Não acredite em nada cuja análise não envolva o ser humano integral, com suas relações físicas, ecológicas, emocionais, mentais, sociais e, acima de tudo, espirituais.

*
Alexandre Pimentel é escritor, palestrante e consultor de vida saudável.


Fontes consultadas:


Orwel, George - A Revolução dos Bichos

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Como evitar de fato a gripe suína


COMO EVITAR A GRIPE SUINA


Por Dr. Marcio Bontempo, Médico Sanitarista


Press release: O médico Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata, alerta como as pessoas adquirem a gripe suína (Influenza A - H1N1) e mostra como preveni-la através da alimentação, de produtos naturais e biológicos e dá outras dicas, além dos procedimentos de praxe.

Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.

Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.

Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?
Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.

Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?

São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.

Os principais são:

Açúcar branco - produz ácido carbônico em quantidade proporcional à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces, refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc. O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio (e muitos microminerais), o que afeta sobremaneira de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico. Deve ser substituido pelo açúcar mascavo orgânico, mel, etc.

Carnes vermelhas e embutidos – Produz diversos ácidos e reações ácidas, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade como cadaverina, putrescina, indol, escatol, fenol, etc. Como fonte de proteínas, dar preferência a peixes e proteínas vegetais, frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da soja, etc.

Leite e derivados - Principalmente o leite de vaca, rico em caseína (indigesto), produz incremento do ácido lático e gera mucosidades em excesso, enfraquecimento das defesas orgânicas, expondo os seus consumidores, não só à gripe, mas a muitos outros problemas.

Substituir por leite de soja pronto ou caseiro (evitar o leite de soja instantâneo, em pó). Como fonte de cálcio, preferir as verduras e os feijões.

Farinhas brancas – O pão branco e as farinhas de trigo brancas, não integrais, são fermentativas e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Seu uso constante enfraquece o organismo.

Frituras, comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food – Hoje consumidos em grande quantidade por crianças e adolescentes, responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como diabetes, obesidade, pressão alta, etc. O seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um constante estado de acidificação do sangue e depósito de compostos prejudiciais.

Álcool - Em pequenas quantidades (vinho, etc.) pode até ajudar, mas em excesso produz reações ácidas.

Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo-os, sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças.

Alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas

Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Outros fatores que reduzem a imunidade

Estresse - um dos piores inimigos, pois reduz a ação das células de defesa, principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis de adrenalina e cortisol, um imunodepressor. O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.

Vida sedentária – Com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.

Ar condicionado - Deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar, ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Faz muito mal.

Hábitos perniciosos - Tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios farmacológicos, etc., são, decididamente, fatores que reduzem a capacidade de defesa do organismo.
Certamente que muitas mudanças propostas são sacrificantes, mas tudo é uma questão de ajuste e adaptação, sendo que, os resultados são altamente benéficos, não só em relação à gripe suina, mas à saúde em geral

Dicas da medicina natural, ortmolecular e homeopatia para a prevenção (e tratamento) da gripe suína.

Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:

Alho

O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais d euma dezena de outros componentes imunoentimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

Própolis

A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico naturalm incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 principios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Chá de gengibre

O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3 vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

Equilíbrio nervoso neurovegetativo

O organismo e as células de defesa são regidos pela ação do sistema nervoso autônomo, representado pelos sistemas simpático e parassimpático; o primeiro é responsável pela produção granulócitos (de pouca ação viral e mais bactericida) e o segundo de linfócitos (de ação antiviral direta). Devido à agitação da vida moderna e ao estresse, as pessoas apresentam um excesso de atividade do sistema simpático (que produz adrenalina, cortisol, etc., todos imunodepressores), com maior quantidade de granulócitos do que linfócitos, o que abre o caminho para viroses. É devido a isso que muitas pessoas adquirem uma gripe depois de um impacto emocional, notícia ruim, desavenças, tristezas, etc. É necessário proceder à redução da atividade simpática (redução do estresse,etc.) e promover maior estímulo parassimpático. Isso se consegue com mais repouso, menos agitação e preocupações, atividade física moderada, respiração profunda, alimentação natural integral, massagens terapêuticas, saunas, banhos quentes (tipo ofurô, banheiras, etc). Importante é evitar a friagem e manter o corpo aquecido, principalmente as extremidades.

Saquinho com cânfora - uma grande dica

Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraiam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço, médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço. As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volte e protegem as mucosas. Então, aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas. É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração, etc.

Fórmula homeopática

A homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atua estimulando a capacidade orgânica. Há uma fórmula homeopática para a preveção, tando da Influenza A (H1N1), quanto de qualquer outro tipo de gripe. É a seguinte:
Para a prevenção, tanto para adultos quanto para crianças:
Aviarium 200 CH..........................30 ml
Influenzinum 200 CH...................30 ml
Álcool a 20%

Tomar 10 gotas, de preferência diretamente na boca, uma vez por semana, cada semana um, alternados. Para crianças muito pequenas, dar apenas 5 gotas em um pouco de água numa colher.

Para tratamento em caso de gripe (qualquer que seja):

Aconitum napellus 3 CH
Antimonium tartaricum 3CH
Allium cepa 3 CH
Bryonia alba 3 CH
Belladonna 5 CH
Gelsemium 5 CH
Fazer 30 ml, em partes iguais (pedir : ãã)
Álcool a 20%.

Tomar 10 gotas (direto na boca ou em água para crianças) a cada meia hora em caso de sintomas de qualquer gripe, até melhorar bem.

Estes remédios podem ser adquiridos nas boas farmácias homeopáticas, e não fazem mal algum ou produzem efeitos colaterais. Se necessário, procurar um médico homeopata para a confecção de uma receita.

Atividade física, sol e ar livre.

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor.

Suplementos

A medicina ortomolecular e a fototerapia preconizam o uso de dois suplementos:
Vitamina C - Recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido l-ascórbico) orgânica de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da dose ou sob orientação pediátrica.

Cogumelo do Sol - Eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras, como a beta-glucana. Adultos devem tomar 2 cápsulas de 500 mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose. No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Minerais e microminerais – Com a acidificação constante do sangue devido á alimentação industrializada moderna, aliada ao estresse, perdem-se muitos minerais e microminerais que não são repostos pela dieta, haja vista o o fato de que os alimentos modernos estão empobrecidos em termos de minerais (solo naturalmente pobre, uso de adubos, agrotóxicos, manipulação industrial, congelamento, microondas, etc.). Certamente que essa condição afeta a imunidade. É necessário atualmente repor estes nutrientes de modo a manter as defesas orgânicas, mas não é qualquer suplemento que serve. Recomenda-se utilizar os concentrados biominerais marinhos, principalmente aqueles extraidos da poderosa alga Lithothâmnium, que possui acima de 50 minerais e microminerais orgânicos, de alta assimilação pelas células.

Frutas em geral - As frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade.

Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes procedimentos nos deixam seguros e tranqüilos em relação ao grande terror de se contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.