sábado, 22 de agosto de 2009

Sobre a Bagunça Externa e Interna


A bagunça é inimiga da prosperidade. Ninguém está livre dadesorganização. A bagunça forma-se sem que se perceba e nemsempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também,mas basta abrir os armários para ver que estão cheios deinutilidades.


De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitosda tradicional técnicachinesa de harmonização de ambientes -bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viveremno passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisasimportantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos. Paraevitar tudo isso fique atento às


OITO REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA


1.Jogue fora o jornal de anteontem.


2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar deuma velha.


3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as elimpe-as.diariamente.


4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas noarmário de acordo com a cor e fique só com as que utilizamesmo.


5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.


6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixasde papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida,presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.


7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depoisescolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe asmudanças acontecendo na sua vida.


8. Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar asnossas energias. Conheça cada dessas ações para evitar a"crise energética pessoal ":


1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boaalimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazersão sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e acompetitividade fazem com que haja negligência em relação aaspectos básicos para a manutenção da saúde energética.


2. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nóssabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente eacaba gastando a energia que poderia ser convertida ematitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos.Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é precisoprestar atenção à sua qualidade. Pensamentos positivos, éticose elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismoconsome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.


3. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensatambém esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoasficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando aenergia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gastana manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa tambémgastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outrolado, os sentimentos positivos, 'como a amizade, o amor, aconfiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, aalegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força paraempreender nossos projetos e superar os obstáculos.


4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde aatenção é focada. O homem tem a tendência de achar que nopassado as coisas eram mais fáceis: "Bons tempos aqueles!",costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam àslembranças do passado, quanto àqueles que não conseguemesquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Poroutro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperandopelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização,deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas nopresente que podemos construir nossas vidas.


5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos,mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente.Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos,gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado.Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitudeinteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhoslivres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar osoutros e si mesmo, fica "energeticamente obeso", carregandofardos passados.


6. Mentira pessoal -Todos mentem ao longo da vida, mas parasustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educadospara desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: amocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, ocorajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.


7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dosrelacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, masé preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individuali-dade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro,sofrendo seus problemas 'e interferindo mais do que érecomendável, acaba não tendo energia para construir suaprópria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.


8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito aspessoas,causando confusão mental e emocional. Um truque legalquando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários,gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina noque está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos,também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode nãoresolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas éoutro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, porexemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz"inconscientemente: "Você não me terminou! Você não meterminou!" Isso gasta uma energia tremenda.Ou você a terminaou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. Oimportante é tomar uma atitude. O desenvolvimento doautoconhecimento, da disciplina e da terminação fará com quevocê não invista em projetos que não serão concluídos e queapenas consumirão seu tempo e energia.


9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte dealimento energético, também nos limpa das energias estáticas edesarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha emlocais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privadodessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, oindividualismo e o estresse das grandes cidades agravam essequadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam esão sugados em suas energias vitais.


Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível ementalize que, quando todos colocarem essas regras em prática,o mundo será mais justo e mais belo. Vamos tentar melhorarnossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoalno lixo. Posicionar os móveis de maneira correta, usarespelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos devento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmaro ambiente, são medidas que se tornarão ineficientes se quemvive nesse espaço não cuidar da própria energia. Portanto, osefeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientesestão diretamente relacionados à contenção da perda de energiadas pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz apessoa, e vice-versa.


A perda de energia pessoal pode ser manifestada de váriasformas, tais como: a falha de memória (o famoso "branco"); ocansaço físico, o sono deixa se ser reparador; a ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas. Para economizarenergia - o crescimento pessoal, prosperidade e a satisfaçãodiminuem - os talentos não se manifestam mais por falta deenergia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante deque o outro o prejudique, aumentando a competição, oindividualismo e a agressividade, falta proteção contra asenergias negativas e aumenta o risco de sofrer com o "vampiro energético".


Nenhum comentário: